

Visitantes:
Bem-vindo ao nosso site
Aqui você encontrara tudo que precisa saber sobre o bem estar do seu hamster, tipos de alimentação, gaiolas, brinquedos, produtos de limpeza. Podera tirar todas suas dúvidas antes de adotar seu bichinho e pedir ajuda sempre que precisar solucionar algum problema.
Instalações para o seu hamster
O hamster deve ficar em um local seguro, espaçoso e divertido.
Após escolher qual será a raça do seu pet, o ideal é que comece a providenciar suas futuras instalações. Existem variados tipos de gaiolas e você deve decidir qual será a melhor para o seu novo filhote. Muitas pessoas acabam fazendo uma gaiola com materiais mais baratos e, aparentemente, práticos, como é o caso do papelão.
Lembre-se: o hamster é um roedor e seus dentes afiados podem acabar com sua casinha de papelão em um piscar de olhos. Independente de qual moradia escolher para seu novo pet, lembre-se de que deve ser espaçosa e com acessórios legais para distrair e exercitar o hamster.
1. Gaiolas de arame
As gaiolas de arames são práticas, leves e bem fáceis de limpar. Entretanto, as barras de arame não devem ser distantes umas das outras, pois seu hamster pode escapar. Opte por uma bandeja de plástico encaixada na parte inferior da gaiola e, claramente, encha-a de serragem. Atenção: os hamsters precisam de espaço e apesar de serem bem pequenos, quanto maior a gaiola melhor. As gaiolas com somente um andar só devem ser utilizadas para tranporte e jamais serem moradia permanente. O ideal é que as gaiolas de arame para hamsters tenham como dimensões mínimas 80 cm x 50 cm.
2. Gaiolas de plástico
As gaiolas de plástico costumam vir acompanhadas de tubos para o seu hamster brincar. Apesar de serem ótimas, possuem um preço mais elevado e não são boas para o roedor sírio, pois ele é maior e pode até ficar preso nas divertidas tubulações. A vantagem das gaiolas de plástico em relação às de arame é que a sua higienização pode ser mais fácil conforme o modelo escolhido. O ideal é que tenham várias gaiolas conectadas para dar maior espaço ao seu bichinho.
3. Gaiola Aquário
Isso mesmo! Uma das opções de gaiola é um aquário. É uma opção perfeita, pois o seu hamster nem sonhará em roer essa moradia de vidro e, além disso, você poderá se divertir muito ao vê-lo brincar. Entretanto, não tampe o aquário com uma tampa, mesmo que tenha buracos. Opte por uma grade de arame, pois é mais segura e o seu roedor não fará estragos e nem escapará.
Brinquedos para hamsters: conheça as opções para criar um verdadeiro parque de diversão para seu roedor
Um hamster precisa de brinquedinhos ou acessórios. Esses pets são animais muito ativos e espertos e precisam de algo que mantenha sua curiosidade ativa.
Quem já é tutor de hamster sabe da importância e o quanto é divertido observar os bichinhos brincando. Veja algumas dicas de brinquedos superdivertidos para seu hamster aqui.
Gaiola
A própria gaiola pode ser o brinquedo!
Existem gaiolas com túneis e sistemas de passagem de um andar para o outro que permitem ao hamster explorar o ambiente em todos os seus cantinhos. Escadinhas e outras passagens são importantes para o hamster manter seu instinto curioso ativo!
A da imagem é uma gaiola de modelo básico, feita com aço galvanizado, que não solta tinta e permite uma maior segurança para o hamster, além de ser um dos modelos de fácil higienização e maior durabilidade.
Túneis
Os túneis são um dos esconderijos preferidos pelos hamsters
Eles são importantes noenriquecimento ambiental e esses pets gostam muito de passar de um lado a outro. Existem as opções feitas com plástico que imitam uma gangorra, que sobem e descem à medida que o hamster passa.
Você pode improvisar em casa com os tubos de papel higiênico ou papel toalha. São atóxicos e não há problema para serem colocados dentro da gaiola.
O problema desses brinquedos é que naturalmente vão acabar sendo roídos, sua durabilidade será limitada (e a sujeira na gaiola garantida). Veja algumas sugestões de brinquedos caseiros para hamster no blog Dicas de Hamster.
Casinhas e rodinhas
Todo hamster deve ter!
Hamster adoram uma toca. A opção de casinha, além de ser um brinquedo, serve como refúgio para os bichinhos durante o dia, ou para um cochilo.
As rodas giratórias muitas vezes já vêm acopladas à gaiola. Elas são essenciais para aliviar o estresse e ajudar o hamster a não ficar obeso.
Mais brinquedinhos que são imprescindíveis!
Existe muita coisa no mercado, mas lembre-se de que hamster são roedores eficientes, não espere que os brinquedos durem para sempre!
Um brinquedo muito comum nos pet shops são as hamsterballs: bolas transparentes onde o hamster pode andar pela casa. Cuidado: nem todo hamster realmente gosta deste brinquedo e muitos ficam estressados com ela. Cuidado sempre ao comprar verificando se o produto é atóxico.
O hamster é um roedor: brinquedos feitos com madeira, corda ou papelão serão destruídos facilmente por eles.
O objetivo é exatamente esse: os dentes do hamster estão em constante crescimento e precisam ser fornecidos materiais para que o bichinho realize o desgaste seus dentes naturalmente. A regra é a mesma para os coelhos!
Não permitir que o hamster roa pode acarretar problemas aos dentes, como o crescimento excessivo, que pode resultar em um enorme par de dentes para fora da boca, o que irá dificultar a alimentação.









