

Visitantes:
Bem-vindo ao nosso site
Aqui você encontrara tudo que precisa saber sobre o bem estar do seu hamster, tipos de alimentação, gaiolas, brinquedos, produtos de limpeza. Podera tirar todas suas dúvidas antes de adotar seu bichinho e pedir ajuda sempre que precisar solucionar algum problema.
Perguntas frequentes
Se você acabou de adquirir um hamster, provavelmente está se perguntando sobre alguns hábitos estranhos que você nunca ouviu falar, ou coisa do tipo.
Nessa postagem eu vou responder 10 perguntas frequentes sobre hamster.
OBS: Elas não estão na ordem de frequência.
1. Meu hamster passa o dia inteiro dormindo e só a noite começa a ficar ativo. Isso é normal?
Sim, é extremamente normal. Hamsters são animais noturnos, e ficam a noite inteira acordados.
2. Meu hamster não consegue correr na rodinha. O que faço?
Se ele for muito novinho, talvez a roda seja pesada demais para ele correr. Mas não se preocupe, ele vai aprender quando ficar um pouco mais velho.
Outro motivo é que ele pode estar muito grande para a roda. É normal nós comprarmos rodas pequenas quando nós os compramos, pois são muito pequenos e não vão conseguir empurrar uma roda muito grande, mas devemos comprar uma maior quando ele crescer.
3. Hamsters precisam tomar banho ou de alguma higiene diária?
Hamsters nunca devem tomar banho, eles podem pegar diversas doenças como pneumonia, alergias, gripe, entre outras. No caso do pó de banhos, eu não recomendo, pode entrar pelas narinas, ouvidos, boca, etc. e causar problemas nessas regiões. Caso você fizer questão de usar, use no mínimo de 15 em 15 dias ou mensalmente.
Caso o hamster necessitar de limpeza, molhe um pedaço de pano em água limpa, retire bem o excesso e passe delicadamente na região suja.
No caso dos hamsters Angorás (de pelo longo), penteie-os diariamente para desemaranhar o pelo.
Lembre-se: se a gaiola ficar suja, o hamster também fica!
4. O que devo dar de alimento para meu hamster?
Dê frutas e legumes duas vezes na semana (uma vez fruta e outra legume, duas vezes legume ou duas vezes fruta na semana), proteína animal a cada 15 dias, sementes - como petisco ou sempre disponível - e ração extrusada sempre disponível.
No marcador Alimentação você encontra várias postagens sobre a alimentação dos hamsters.
5. O que devo fazer quando meu hamster aparentar estar doente?
Você deve sempre se certificar de que há um veterinário de silvestres e exóticos na sua cidade ou perto dela. Caso o hamster aparentar estar doente, ele precisa ser levado ao veterinário imediatamente.
6. Hamster podem viver juntos?
Você já pode ter tido hamsters juntos e nunca deu problema, mas o seu caso é muito raro. Milhares de hamsters morrem por ano por causa da irresponsabilidade dos donos que os deixam juntos, entulhados numa gaiola. Hamsters são animais solitários e não gostam de dividir território. Na natureza eles só se juntam na época do acasalamento.
Pense também nos hamsters sofrendo nos pet shops à procura de um dono que os ame. Não reproduza e não junte hamsters.
7. Meu hamster não consegue beber no bebedouro. O que faço?
Antes de tudo, não troque por um pote. Ele suja muito rápido e como é água parada pode atrair mosquitos e insetos que podem desovar ali e trazer doenças para o hamster e para você e sua família.
Tente atrair o hamster com seu dedo, fique apertando a bolinha para o hamster perceber que há água ali dentro e ele precisa empurrar a bolinha para que ela saia. Tente esfregar um pouco de comida ali para que quando ele for lamber água sair.
8. Como posso distinguir macho de fêmea?
Os machos possuem uma glândula de odor no meio da barriga (se forem Anões) ou nos quadris (se forem Sírios), que as fêmeas não possuem. Os machos também têm o ânus e o pênis mais separados que as fêmeas. Quando crescem desenvolvem o saco escrotal, que é mais visível nos Sírios.
9. O meu hamster esta comendo suas fezes. Isso é normal?
Sim, é normal. As fezes que o hamster está comendo são fezes recentes, chamadas cecotrofos, que ele faz logo após comer. Essas fezes têm comida mal digerida, ou seja, ainda sobraram vitaminas que são necessárias ao hamster, e elas estão nas fezes. Então ele as come, e depois de digerir bem, defeca novamente, mas essas fezes não têm mais vitaminas, e são ignoradas pelo hamster. Esse processo se chama cecotrofia ou coprofagia, e também ocorre em chinchilas e porquinhos da índia.
10. Meu hamster esta me mordendo quando o pego. O que fazer?
É comum hamster morderem, pois quando assustados, é sua única forma de defesa. Não são bichinhos tão sociáveis quanto cães e gatos, e exigem uma certa paciência para ficarem dóceis. A mordida deve ser limpa com água e sabão. Para domesticá-lo, passe os dedos nas grades da gaiola, oferecendo guloseimas (cenouras, maças, etc) na mão e sempre respeite quando ele não quer colo.